Responsabilidade Social de Empresa

Para a nossa Casa, que coloca a responsabilidade e a dimensão humana da ação no cerne da sua identidade, esta expressão tem um real significado.
Nossa abordagem nesta área constitui de fato um de nossos principais motores de progresso. Tendo sido desenvolvida em vários sucursais, está estreitamente relacionada com a nossa atividade diária.

Uma abordagem global de progresso 

Em todos os domínios da sua atividade, nas suas interações com todas as partes envolvidas, nossa Casa procura integrar na sua ação as preocupações relacionadas com um desenvolvimento sustentável. É pautada, com este intuito, por uma abordagem abrangente e concreta em torno de cinco eixos prioritários:

  1. Trabalhar para reforçar a confiança, nas relações com os clientes, pela formação dos colaboradores, pela ética...
  2. Ajudar os clientes a serem bem sucedidos nos seus desafios de cunho social, ambiental e de solidariedade, por meio da sua inclusão na análise dos riscos corporate e da promoção do investimento responsável.
  3. Contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores, assegurando a sua empregabilidade, a promoção da diversidade ou a qualidade de vida no trabalho...
  4. Promover o desenvolvimento econômico, cultural e social dos territórios de implantação, através, particularmente, de ações de solidariedade e de filantropia.
  5. Reduzir nosso impacto ambiental direto em termos energéticos, de resíduos, de transportes e de biodiversidade.

 

Uma abordagem transversal

A ação das sucursais é coordenada através de um Comitê RSE transversal. Além da rede de correspondentes RSE, este Comitê reúne representantes de todas as funções provenientes dos diversos países associados (França, Luxemburgo, Mônaco, Suíça, Miami).

Ambicionamos vir a implantar a abordagem RSE em todas as sucursais. Também ambicionamos reforçar o recurso à filantropia como meio de ação prioritário devido à sua eficácia, tanto para nós como para nossos clientes. 

> Saiba mais sobre as nossas ações de Filantropia

 

Uma ação com o grupo Crédit Agricole sobre o tema do Respeito 

A nossa Casa faz parte do programa RSE que foi lançado pelo nosso acionista.

O grupo Crédit Agricole integra claramente o grupo de frente neste domínio; sua participação em todos os grandes índices de RSE constitui uma evidência disso.

Centrada no respeito, a abordagem de pilotagem RSE do grupo Crédit Agricole, FReD, faz plenamente eco de um de nossos valores - Compromisso pessoal e sentido de responsabilidade, espírito empreendedor inscrito na dinâmica coletiva, dedicação relacional e respeito. Iniciada em 2012, articula-se em torno de compromissos de respeito ao cliente (Fides), ao colaborador (Respect) e ao planeta (Deméter).

 

PROJETOS CONCRETOS 

A abordagem FReD traduz-se em compromissos que são incorporados em projetos concretos e acompanhados. O seu respeito também constitui um dos critérios de avaliação de nossos dirigentes.

É definido anualmente um plano de ação específico de Indosuez Wealth Management em conciliação com as equipes envolvidas no campo. O plano comporta, simultaneamente, projetos transversais e locais.

A execução dos projetos é avaliada com base em informes anuais, sendo regularmente auditados por um consultor independente.

Para saber mais sobre a RSE do grupo Crédit Agricole e a iniciativa FReD.

 

RSE: PROJETOS DE DESTAQUE «INDOSUEZ» NA INICIATIVA FReD

  • No eixo do respeito para com o cliente, valorizamos a primazia dos interesses do cliente. Entre os novos projetos encontra-se um amplo espaço transversal para reforçar a coerência da gestão da «suitability» nas diversas sucursais pela harmonização da classificação dos Produtos, das regras de adequação cliente/produto e da definição de perfis de clientes.
  • No eixo do respeito para com os colaboradores, o primeiro compromisso da Empresa é promover o desenvolvimento e a empregabilidade de seus colaboradores. Entre os projetos transversais recentemente lançados, encontram-se a construção de programas de desenvolvimento transversais, bem como uma iniciativa participativa para alimentar a reflexão da Casa sobre a maneira de abordar os valores humanos em jogo no Wealth Management.
  • No eixo de respeito para com o planeta, estamos empenhados em reduzir o nosso impacto ambiental direto. Para tal, cada sucursal deve procurar as soluções mais adequadas para reduzir o consumo de energia (edifícios e transportes).

 

Promover a diversidade

Um dos nossos pontos de excelência no domínio da RSE diz respeito à diversidade.

A diversidade é parte integrante do nosso DNA: nossa Casa reúne colaboradores de mais de 50 nacionalidades nos cinco continentes. Nós a cultivamos pela fonte inesgotável de riqueza da diversidade de pontos de vista que permite confrontar.

Neste sentido, nossos compromissos de progresso e nossas realizações recentes têm um enfoque importante na igualdade de gênero, como é o caso de um programa de formação que visa reforçar a liderança no feminino.

 

Promover o investimento socialmente responsável 

Indosuez Wealth Management também está empenhada em ajudar os clientes que o desejarem a reforçar os seus investimentos socialmente responsáveis.

A título de exemplo, propomos a nossos clientes, em parceria com analistas Amundi, avaliar suas carteiras com base nos critérios do ISR. Com origem na Suíça, esta abordagem inovadora está sendo implementada nas outras sucursais.

Voltar para parte de cima